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CURSOS INDIVIDUAIS - NÍVEIS

O padrão comum europeu de referência estabelece uma escala de 6 níveis comuns de referência para a organização da aprendizagem de línguas e homologação dos distintos títulos emitidos pelas entidades certificadas. No ICLE, estabelecemos módulos de 40 horas presenciais por cada um dos níveis.
 

A1

É capaz de compreender e utilizar expressões quotidianas de uso muito frequente assim como frases simples destinadas a satisfazer necessidades de tipo imediato. Pode apresentar-se a ele mesmo e a outros, pedir e dar informação pessoal básica sobre a sua residência, os seus pertences e as personas que conhece. Pode relacionar-se de forma elemental sempre que o seu interlocutor fale devagar e claro e esteja disposto a cooperar.

A2

É capaz de compreender frases y expressões de uso frequente relacionadas com áreas de experiencia que lhe são especialmente relevantes (informação básica sobre ele mesmo e a sua família, compras, lugares de interesse, ocupações, etc.). Sabe comunicar à hora de levar a cabo tarefas simples e quotidianas que não requeiram mais que trocas simples e diretas de informação sobre questões que lhe são conhecidas ou habituais. Sabe descrever com términos simples aspetos do seu passado e do seu envolvente, assim como questões relacionadas com as suas necessidades imediatas.

B1

É capaz de compreender os pontos principais de textos claros e em linguagem normal se tratarem sobre questões que lhe são conhecidas, seja em situações de trabalho, de estudo ou de lazer. Permite-lhe enfrentar a maior parte das situações que podem surgir durante uma viagem pelas zonas onde se utiliza a língua. É capaz de produzir textos simples e coerentes sobre temas que lhe são familiares ou nos que tem um interesse pessoal. Pode descrever experiencias, acontecimentos, desejos e aspirações, assim como justificar brevemente as suas opiniões ou explica-las.

B2

É capaz de entender as ideias principais de textos complexos que tratem de assuntos quer concretos quer abstratos, mesmo que sejam de caráter técnico sempre que estejam dentro do seu campo de especialização. Pode relacionar-se com pessoas nativas com um grau suficiente de fluidez e naturalidade de modo que a comunicação se realize sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados sobre assuntos diversos assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais indicando os pros e os contras das distintas opções.

C1

É capaz de compreender uma amplia variedade de textos extensos e com certo nível de exigência, assim como reconhecer neles os sentidos implícitos. Sabe expressar-se de forma fluida e espontânea sem mostras muito evidentes de esforço para encontrar a expressão adequada. Pode fazer um uso flexível e efetivo da língua para fim sociais, académicos e profissionais. Pode produzir textos claros, bem estruturados y detalhados sobre assuntos de certa complexidade, mostrando um uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto.

C2

É capaz de compreender com facilidade praticamente todo o que ouve ou lê. Sabe reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, sejam na língua falada ou escrita, e presentá-los de maneira coerente e resumida. Pode expressar-se espontaneamente, com grande fluidez E com um grado de precisão que lhe permite identificar pequenas variações de significado incluídas em situações de maior complexidade.